quarta-feira, 2 de outubro de 2024

A Atitude que Importa


Leia o Texto Base: Mateus 21:28-32 NVI

02/outubro/2024

Obediência tardia vale mais que promessas vazias.

"Qual dos dois fez a vontade do pai?" (Mateus 21:31 NVI).

Na vida, muitas vezes nos deparamos com situações em que prometemos algo, mas deixamos de cumprir. Em outros momentos, resistimos inicialmente, mas depois mudamos de ideia e agimos. Qual atitude realmente importa para Deus? A parábola dos dois filhos nos convida a refletir sobre a importância da obediência sincera e do arrependimento genuíno.

Na parábola, o filho que inicialmente se recusa a trabalhar na vinha, mas depois se arrepende e vai, representa aqueles que, embora tenham errado no passado, reconhecem seus erros e se voltam para Deus. O outro filho, que prontamente aceita o pedido do pai, mas não o cumpre, simboliza aqueles que aparentam ser justos e obedientes, mas cujas ações não refletem a verdadeira fé.

Essa parábola nos ensina que Deus valoriza mais a obediência sincera, mesmo que tardia, do que as palavras vazias e a religiosidade superficial. O filho que inicialmente se rebelou, mas depois se arrependeu, demonstrou um coração transformado e um desejo genuíno de fazer a vontade do Pai. O outro filho, apesar de suas palavras bonitas, revelou um coração distante de Deus.

Em nossas vidas, podemos nos identificar com ambos os filhos da parábola. Podemos ter momentos de rebeldia e desobediência, mas também podemos experimentar a graça do arrependimento e da transformação. O importante é reconhecermos nossos erros, nos arrependermos e buscarmos a Deus de todo o coração.

Não nos deixemos enganar pelas aparências da religiosidade ou pelas palavras vazias. A verdadeira fé se manifesta em ações concretas de amor e obediência a Deus. Que possamos ser como o filho que, mesmo após a recusa inicial, decidiu fazer a vontade do Pai.

Oração:

Senhor, obrigado por Tua infinita graça e misericórdia. Perdoa-nos por todas as vezes que Te prometemos algo e não cumprimos, ou que aparentamos ser justos, mas nossos corações estavam longe de Ti. Ajuda-nos a ter um arrependimento genuíno e a buscar Tua vontade em todos os momentos. Que nossas vidas sejam um reflexo do Teu amor e da Tua verdade. Em Nome de Jesus, amém.

Para refletir:

  1. Tenho sido como o filho obediente em palavras, mas não em ações?
  2. Quais áreas da minha vida precisam de arrependimento e transformação?
  3. Como posso demonstrar minha fé em ações concretas de amor e serviço a Deus e ao próximo?

·      Que a sua obediência a Deus seja sincera e constante!

Por: Pastor José Flávio Macieira

Instagram: acesse e se inscreva: @pastorflaviomacieira

#obediencia #arrependimento #féviva #transformação #amor #serviço #graça #misericórdia #perdão #coraçãotransformado #palavradedeus #devocional #pastorflaviomacieira #jesus #deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Moeda e a Fidelidade

Leia o Texto Base: Mateus 22:15-22 NVI 05/outubro/2024 Em um mundo que exige nossa lealdade em tantas direções, como encontrar o equilíbr...