quarta-feira, 17 de julho de 2024

O Espelho e a Janela



Leia o Texto Base:  Mateus 7:1-5 (NVI)

17/julho/2024

Antes de apontar o cisco no olho do outro, limpe a janela da sua alma.

"Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão." (Mateus 7:5).

Em nosso dia a dia, é fácil nos distrairmos com as pequenas falhas dos outros, como um cisco que incomoda. No entanto, Jesus nos adverte sobre a importância de olharmos para dentro de nós mesmos antes de julgarmos os outros. Afinal, podemos estar carregando uma "viga" em nossos próprios olhos, cegos para nossas próprias imperfeições.

Imagine que sua vida é como uma casa com duas aberturas: uma janela e um espelho. A janela nos permite ver o mundo exterior, enquanto o espelho reflete nossa própria imagem. Muitas vezes, nos fixamos na janela, apontando os "ciscos" que vemos nos outros, esquecendo de olhar no espelho e enxergar nossas próprias "vigas".

Assim como uma janela suja distorce a visão do que está lá fora, um coração carregado de julgamento nos impede de ver as pessoas com clareza e compaixão. Jesus nos convida a limpar a janela da nossa alma, removendo a viga do julgamento e da hipocrisia. Só então poderemos enxergar com clareza tanto a nós mesmos quanto aos outros.

Que tal começarmos a prestar mais atenção ao espelho do que à janela? Em vez de focar nos erros dos outros, vamos nos concentrar em nosso próprio crescimento espiritual. Vamos pedir a Deus que nos mostre nossas falhas e nos dê a humildade para reconhecê-las. E quando formos ajudar alguém, que seja com amor e compaixão, lembrando que todos nós somos imperfeitos e necessitados da graça de Deus.

Oração:

Senhor, perdoa-nos por tantas vezes termos julgado os outros sem antes olharmos para nós mesmos. Ajuda-nos a limpar a janela da nossa alma, removendo a viga do julgamento e da hipocrisia. Que possamos enxergar a nós mesmos e aos outros com os Teus olhos de amor e misericórdia. Em nome de Jesus, amém.

Para refletir:

  1. Quais são as "vigas" que impedem você de enxergar a si mesmo e aos outros com clareza?
  2. Como você pode cultivar mais compaixão e menos julgamento em seu coração?
  3. De que forma você pode ajudar os outros sem cair na armadilha da hipocrisia?

Por: Pastor Flavio Macieira

Hashtags: #devocional #reflexão #julgamento #perdão #amor #Mateus7

Instagram: Acesse e se inscreva: @pastorflaviomacieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Vida Além do Véu

  Leia o Texto Base: Mateus 22:23-33 NVI 06/outubro/2024 A morte não é o ponto final, mas uma vírgula positiva na história daqueles que c...